Sala de Imprensa

Inpasa lidera fornecimento de etanol em 2023

Publicado em 16 de Abril de 2024 ás 13h 30min

O ano de 2023 registrou um movimento de recuperação no consumo de etanol. Neste cenário, as usinas brasileiras que processam cana-de-açúcar e milho forneceram 26,3 bilhões de litros do biocombustível, alta de 2,9% frente ao ano anterior. Apesar disto, a retomada só teve início em agosto e o volume ficou abaixo do visto de 2015 a 2021.

O acréscimo, entretanto, ainda é uma boa notícia ao mercado dos combustíveis renováveis. O fornecimento de etanol passou por três retrações consecutivas desde 2020, com a eclosão da pandemia de covid-19. Antes disso, em 2019, foram vendidos 39,19 bilhões de litros do biocombustível, uma máxima histórica.

A partir de números divulgados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o NovaCana compilou o histórico e a evolução das vendas nacionais do biocombustível, incluindo a relação das principais fornecedoras de 2023.

A base da agência leva em consideração apenas a comercialização para distribuidoras de combustíveis, sem incluir negociações para outras usinas ou empresas comercializadoras de etanol (ECE).

Os dados completos podem ser acessados no NovaCana DATA, a plataforma de dados exclusiva para assinantes do portal. Para acessar, clique aqui.

Ao todo, 256 companhias forneceram etanol para as distribuidoras em 2023, cinco a mais do que no ano anterior. Para o ranking, o NovaCana elencou as 100 principais fornecedoras e, nesta lista, 56 empresas apresentaram aumentos no volume de etanol vendido; 40 tiveram retrações; e outras quatro apareceram pela primeira vez.

Pelo segundo ano consecutivo, a produtora de etanol de milho Inpasa foi a maior fornecedora individual do biocombustível, com 2,5 bilhões de litros negociados. O volume representa um acréscimo anual de 49,2% ? no ano anterior, foram 1,68 bilhão de litros.

A companhia de etanol de milho continua demonstrando grandes aumentos na quantia de biocombustível fornecido desde 2019, ano de inauguração de sua usina de Sinop (MT). Em 2021, por exemplo, a Inpasa ficou em quinto lugar na lista.

Confira no texto completo, exclusivo para assinantes NovaCana, gráficos e análises:

- Ranking das maiores fornecedoras de etanol em 2023

- Ranking por tipo de combustível: hidratado e anidro

- Evolução mensal das vendas de etanol

- Fornecimento dos últimos cinco anos pelas maiores companhias

- Volume vendido por grupos

- Fornecimento por região


Fonte: Nova Cana

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.