Sala de Imprensa

Com investimento de mais de 2 bi, Inpasa amplia operações em Mato Grosso do Sul

Publicado em 10 de Fevereiro de 2024 ás 11h 02min

O Grupo Inpasa segue expandindo suas operações em Mato Grosso do Sul. Após dobrar a capacidade de produção em Dourados, no ano passado, a companhia anunciou nesta sexta-feira (09), a ampliação também da unidade de Sidrolândia. A nova indústria, que começou a ser construída no final do ano passado, tem previsão de entrar em operação no segundo semestre de 2024.

A nova planta da Inpasa marca a diversificação no uso de matérias-primas para a produção de Etanol. Além do milho, a Inpasa agora aposta no sorgo como uma opção a mais para a segunda safra no estado. Os contratos para a compra do grão já estão sendo firmados.

O evento de lançamento da segunda fase de Sidrolândia contou com a presença da ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet e do Governador de MS, Eduardo Riedel, que realizou a entrega da Licença de Instalação da obra.

Também marcaram presença a senadora Tereza Cristina, o ex-governador Reinaldo Azambuja, o secretário de estado de meio ambiente, desenvolvimento, ciência, tecnologia e inovação, Jaime Verruck, a prefeita de Sidrolândia, Vanda Cristina Camilo, o diretor-presidente do Imasul, André Borges Barros de Araújo, entre outras autoridades.

Eles foram recepcionados pelo presidente do grupo, José Odvar Lopes, o vicepresidente, Rafael Ranzolin, o CEO da Inpasa Paraguai, Eder Lopes e os diretores Flávio Peruzo, Wagner Langner e Itiel Cerkunvis.

O governador do estado, Eduardo Riedel, destacou a importância de investimentos como o da Inpasa. “Nos propusemos a ser um estado próspero, sustentável, moderno, inclusivo, e a melhor maneira de incluir é gerar emprego, renda e oportunidade para as pessoas. Por isso, precisamos celebrar momentos como esse, de anúncios de mais de R$ 1 bilhão de investimento, de mais empregos, mais oportunidades para Sidrolândia e região.”

Simone Tebet falou sobre a questão da descarbonização, citando o acordo de Paris: “a Inpasa vai nos ajudar a cumprir o compromisso de, até 2030, descarbonizar nossa indústria, que significa continuar vendendo para fora nossos produtos primários: a soja, o milho e o etanol para o mundo.”

Para o secretário de estado Verruck, a Inpasa se encaixa perfeitamente na lógica estratégica de desenvolvimento do Mato Grosso do Sul. Ele destacou a importância da indústria em meio à transição energética: “a Inpasa é um retrato daquilo que o Brasil busca em termos de desenvolvimento. Quando se fala em industrialização, inovação, tecnologia, novos produtos, energia limpa e agregação de valor, essas características estão presentes na nossa estratégia de desenvolvimento e na estratégia da Inpasa”.

A prefeita de Sidrolândia, Vanda Cristina Camilo, disse que é tempo de trabalho, desenvolvimento e futuro. “O que está sendo plantado aqui, vai ser visto até por quem ainda não nasceu. Fico feliz em fazer parte deste dia”.

Tereza Cristina reforçou sobre a importância de investimentos em infraestrutura e logística para o estado, diante da necessidade crescente do escoamento de grãos que a Inpasa vai demandar. Além disso, a senadora frisou sobre a produção de sorgo na quarta unidade Inpasa, o que representa um importante fomento na produção agrícola local, potencializando alternativas de cultivo de segunda e terceira safra, além de estimular o desenvolvimento de outros setores, empregos e renda para toda a região.

A Inpasa é hoje a maior transformadora de cereais em energias limpas e renováveis da América Latina. Com um investimento estimado em mais de R$ 2 bilhões em Sidrolândia, há previsão da geração de mais de 2 mil empregos na etapa de obras, além de 350 novos postos de trabalho efetivos, a partir do funcionamento da planta, no segundo semestre de 2024. A unidade também contará com um Posto de Combustíveis e um centro de serviços, totalizando 110 empregos diretos e cerca de 60 indiretos.


Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.